terça-feira, 22 de janeiro de 2013

* SAIBA MAIS SOBRE A CANARICULTURA / PERGUNTAS E RESPOSTAS

Qual a origem dos canários?


Os canários são originários das ilhas canárias.
Há muitas contradições e desencontros de datas na história do canário. Mas alguns historiadores afirmam que a criação em cativeiro teve início há mais de quinhentos anos, pêlos espanhóis que ocuparam as Ilhas Canárias.
Os conquistadores quando chegaram às ilhas encontraram um pássaro muito semelhante aos nossos verdes de hoje, porem todos nevados. As diferenças entre machos e fêmeas eram poucas, além do canto a fêmea era mais nevada que o macho, dando a coloração um tom mais apagado. O pássaro verde teria passado desapercebido, não fosse o seu canto majestoso e a maravilhosa corte que o macho executa para a fêmea, voando em círculos enquanto canta.
Os desbravadores vendo isso logo tiveram a idéia de capturar e comercializar estas belas aves canoras. Em pouco tempo eles já estavam se reproduzindo e os espanhóis comercializavam somente os machos, criando assim um monopólio. Mas como todo monopólio não perdura por muito tempo, logo os canários foram introduzidos em outras partes do mundo, ganhando rapidamente grandes proporções.
Desde o seu descobrimento até agora, o canário passou por varias mudanças nas cores, formas e canto. Hoje, ele é criado em quase todos os lugares do mundo e mais difundido na Europa e América do sul.

A lei me permite criar canário (serinus canarius)?


Sim.
A portaria 93 de 7 de julho de 1998 (http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_93_98.pdf)
considera domestico o canário do reino ou canário belga. Podendo ser criado sem qualquer licença do Ibama.

Vejo canários com anilha, de onde vem estas anilhas?


Temos a Federação Ornitológica do Brasil, popular FOB.
Esta federação rege vários clubes espalhados por todo Brasil.
Nestes clubes há vários criadores que são sócios e cada um tem um numero.
Quando o criador pede anilhas a seu clube o mesmo manda o pedido a FOB que fornece as anilhas com numero de criador, ano de criação, sigla do clube, e numero do anel que será a identificação do canário.

Para criar canário preciso ser filiado a um clube?


Não.
Você só precisa ser filiado se pretende participar de exposições regionais, estaduais e do campeonato brasileiro.

Posso anilhar meus canários sem ser filiado a algum clube?


Sim.
Muitos criadores mandam confeccionar suas próprias anilhas, porem não poderá participar de exposições com estas anilhas, servindo elas apenas para identificação da ave.

Quantos canários existem, vejo varias cores e formas, como é isso?


Perante a Federação Ornitológica do Brasil os canários estão divididos em três classes:
Canários de Cor.
Divide-se em mais de 500 cores atualmente
Canários de Porte.
Divide-se em 30 tipos diferentes.
Canários de Canto.
Divide-se em 4 classes

Como posso me filiar a um clube?


O primeiro passo é achar um clube ligado a Fob perto de você.
Depois disso entre em contato com o clube e peça orientação de como se filiar.

Quais são as medidas das anilhas?

TABELA PARA ANILHAMENTO DE AVES - FOB / OBJO.

A medida do anel recomendado para o anilhamento dos filhotes das diversas espécies corresponde ao diâmetro interno em “mm”.

CANÁRIOS DE COR
3,0 mm - Todos os canários de cor.

CANÁRIOS DE CANTO
3,0 mm - Todos os canários de canto.

CANÁRIOS DE PORTE
2,7 mm - Raça espanhola, Fife Fancy, Hoso Japonês e Gibber Italicus.
3,0 mm - Bossu Belga, Scoth Fancy, Muchener, Fiorino, Giboso, Gloster, Topete Alemão e Lizard.
3,2 mm - Border, Bernois, Frizado do Sul, Frizado do Norte e Frizado Suiço.
3,5 mm - Frizado Parisiense, AGI, Padovano, Crest, Crest Bred, Lancashire, Yorkshire e Norwich.

Esta tabela de anilhamento foi retirado do site da Federação Brasileira de Ornitologia (FOB).

Legal, acho que vou criar canário. Qual o primeiro passo?

O primeiro passo seria determinar o local de sua residência onde vai criar e também a compra dos utensílios.

Como deve ser o local de criação e como mantê-lo limpo?

Este é um ponto muito importante para quem esta iniciando, pois o ambiente em que o passaro será criado reflete diretamente na sua saúde.
O ambiente de criação deve ser formulado para que haja uma correta renovação de ar e também uma boa luminosidade. O ar deve ser renovado naturalmente ou com auxilio de exaustores, mas essa renovação não pode ser por correntes ou corredores de vento.
O telhado preferencialmente deve ser de telha de barro ou se não for possível, coloque um isolante térmico para não aquecer em demasia o criadouro.
O teto do criadouro deveria ser de laje para evitar a entrada de invasores indesejáveis como: lagartixas, insetos, pássaros externos, etc... Uma alternativa seria o forro de PVC, pois fica bem vedado e é de fácil limpeza.
As janelas devem ser voltadas para o sol nascente e na parte externa ou interna deve ser colocada uma tela para que não haja entrada de invasores externos.
O piso e as paredes devem ser revestidos de cerâmica para facilitar a limpeza e desinfecção. Evite pisos de madeira ou alvenaria bruta, pois são de difícil limpeza e desinfecção, alem de poderem abrigar fungos, ácaros e piolhos.
O ambiente deve ser mantido limpo e desinfetado se possível diariamente. Uma dica para a limpeza do ambiente é ter um aspirador de pó sempre a mão, ele evita que as partículas e o pó subam na hora de limpar, já se for com uma vassoura isso fatalmente ocorrera ou pulverize o chão com água antes de varrer, assim diminui a elevação dessas partículas.
Uma dica importante para melhorar o ar do ambiente é cultivar pequenas arvores em vasos e colocar dentro do criadouro, essas pequenas plantas terão um papel importante na qualidade do ar.
Para a desinfecção do ambiente recomendo que se utilize produto próprio para este fim, como o Kilol L, Lavi-Fen ou Biocid. Evite o uso de desinfetantes residenciais, pois eles não foram feitos para serem aplicados na presença de pássaros.
Reserve tambem um espaço para guardar utensilios e alimento.

Posso usar repelente no ambiente de criação?

O que fazer quando aparece aquele pernilongo, mosquito, barata, rato ou aquela formiguinha teimosa?
A principal medida é colocar telas no criadouro e também calafetar todas as possíveis entradas destas pragas domesticas. Manter o criadouro sempre limpo e sem restos de sementes ou qualquer outro tipo de alimento que possam atrair essas pragas.
Procure nunca usar aqueles repelentes que se liga na tomada para exalar odores e gases no ambiente de criação, ou ainda os de spray. Estes repelentes não foram feitos para serem usados em criadouros de aves.
Recomendo que se use o óleo de citronela ou de cravo para pulverizar no piso do criadouro, eles funcionam muito bem e deixa o seu ambiente livre de pernilongos, moscas, mosquitos, etc... Outra dica é colocar dentro do criadouro um vaso com arruda, pois ela também é um repelente natural.
Existem produtos para colocar na banheira das aves que também ajudam a combater os pernilongos, são eles: Óleo de neem, banhex, além de afastarem os mosquitos também ajudam a combater piolhos e ácaros. Também existe um produto chamado plumas kleen que pode ser pulverizado diretamente nas penas dos canários, prevenindo mosquitos e piolhos.
As formigas são uma das pragas mais difíceis de manter fora do ambiente, pois elas são pequenas e passam pelas telas. Evite utilizar aqueles venenos que são pequenas partículas que elas levam para o ninho, pois no caminho podem deixar cair nas gaiolas e as aves comerem. Tente usar outro tipo de repelente para elas, como uma mistura de pimenta do reino, cravo da índia e malva cheirosa. Faça um sache com esses elementos e coloque nos cantos do criadouro, trocando sempre que houver necessidade. Existe ainda um produto muito bom chamado Formilix.

Quanto tempo do meu dia eu vou gastar para cuidar dos canários?

Tudo na vida tem um tempo a se dedicar. Você tem um tempo para o trabalho, um para a recreação, um para a família, etc...
Então se você deseja dedicar-se ao hobby de criar canários tem de dispensar tempo para isso.
Pense muito bem, pois você terá que dispor de tempo entre as atividades descritas acima para se dedicar ao seu hobby. Conhecido o tempo efetivamente disponível, a partir daí, você irá saber a quantidade de pássaros que você poderá ter.
Aconselho aos iniciantes a começar no primeiro ano com 4 a 8 casais. A definição entre o numero de casais e o tempo disponível é de suma importância para o seu bom desempenho.
Veja a tabela para você entender melhor:

Numero de casais
Tempo mínimo de dedicação diário
4 a 8
30 minutos
16 a 20
60 minutos
40 a 50
90 minutos
70 a 100
120 minutos
150 a 200
180 minutos
Analisado a tabela vocês verão que foi colocado o tempo mínimo diário, mas com certeza ele terá que ser maior, pois no inicio você não terá tanta habilidade assim. Este tempo deve ser dividido pela parte da manhã e a tardezinha também, pois há de se olhar o plantel nestes períodos.
Com o passar do tempo você vai ficar mais treinado com o manejo dos seus pássaros e com isso ganha mais tempo para observar melhor seu plantel e talvez aumentá-lo.
O mais importante neste tempo para a criação é:
Nunca faça as coisas de maneira muita rápida e desordenada no seu criadouro, pois isso levara você a uma passível decepção. Sempre observe com atenção seus pássaros, gaiolas, ambiente, etc...

Quais os utensílios que devo comprar para iniciar a criação?

Gaiolas criadeiras.
Estas gaiolas devem ser de arame galvanizado ou com pintura epóxi para facilitar sua limpeza. Deve ser de uso próprio para canários com divisória e porta comedouros meia lua.
Procure adquirir grades de fundo sobressalentes para ter sempre uma limpinha.
Também deve adquirir uma voadeira (gaiola com 1 metro de comprimento) para colocar os filhotes desmamados
Exemplo abaixo:

Poleiros.
Existem os de plástico que são mais higiênicos e também os tradicionais de madeira.
Ninhos.
Existem vários modelos e tamanhos no mercado. Prefira aqueles de fácil limpeza e que possam ser reutilizados.
Comedouros.
Prefira os meia lua, pois irão facilitar seu manejo.
Bebedouros.
Prefira os meia lua, pois irão facilitar seu manejo.
Ovos indezes.
São ovos de plástico que emitam os de verdade.
Estes ovos serão úteis para você quando iniciarem as criações.
Material para confecção do ninho.
O material mais utilizado pelos criadores é a juta.
Exemplo:
Fichário para anotações.
Material de limpeza e desinfecção.

Estes são os utensílios e materiais básicos para o inicio de sua criação

Nenhum comentário:

Postar um comentário